segunda-feira, 30 de março de 2020

Gêneros textuais & Affordance



1 Atividade:
Fazer leitura deste texto e responder os dois questionários inseridos na leitura.
R= Respondido online

2 Atividade:
Nesta atividade usaremos oito tipos de gêneros textuais. Você vai ouvir e observar os diferentes gêneros e depois responder as perguntas baixo: 

A- A que gênero textual pertencem os textos ouvidos?

Texto 1- Aula expositivo
Texto 2- Entrevista
Texto 3- Horóscopo
Texto 4- Notícia
Texto 5- Previsão do Clima
Texto 6- Anúncio
Texto 7- Receita
texto 8 – Sermão

B- Quais são os elementos do texto que faz você chegar a essa conclusão?

Texto 1- Observa-se que há uma professora ministrando uma aula, e essa está dando uma explicação.
Texto 2- Deduz-se que seja um programa de TV, em que alguém está sendo entrevistado.
Texto 3- Há a voz de uma explicação astrológica sobre as orbitas dos planetas.
Texto 4-  Repórteres passando informação sobre o covid-19.
Texto 5- A previsão climatológica nas regiões.
Texto 6- Oferta bombásticas de produtos em promoção. 
Texto 7- A explicação passo a passo de uma receita (como se fazer).
Texto 8 – O sermão do padre na explicação de uma leitura bíblica.

C- Quais desses gêneros você usa com mais frequência?
R = Usaria o gênero notícia e o gênero expositivo.

D- E com que propósito você usa?
R = O gênero notícia com o propósito de manter-me informada dos acontecimentos locais, nacionais e mundiais, já o gênero expositivo utilizo no meu dia a dia para expor explicações de conteúdos ministrados durante as aulas.

E- Classifique as concepções discursivas dos gêneros indicados. (Oral ou escrito).
Texto 1- Oral
Texto 2- Oral
Texto 3- Escrito e Oral
Texto 4- Oral
Texto 5- Oral
Texto 6- Oral e escrita
Texto 7- Escrito
texto 8 - Oral

3 atividade:
Leia os três textos jornalísticos e responda:

1-Quais as diferenças e semelhanças existentes entre os textos?
R = As semelhanças se fazem na temática e na linguagem além da cura na cantora Preta Gil pelo covid-19, as diferenças se fazem nas extensões do texto, na fisionomia exposta nas fotos e o fato de um dos textos trazerem em meio a reportagem um convite para fazerem a assinatura do jornal, uma outra diferença é a precisão e clareza que os textos fazem ao informar a notícia.

2-O que cada notícia informa sobre o fato ocorrido?
R = Todos os textos trazem a informação sobre o diagnóstico positivo e a cura para o covid-19 na cantora Preta Gil, além de último texto jornalístico trazer a notícia de que outras celebridades também adquiriram a doença mas que já estão curados.

3-Para quem os textos são dirigidos?
R = Os textos são direcionado aos fãs da cantora e a todos os leitores que se interessam pelo fato ocorrido.

4-Com que propósitos?
R = O texto tem o propósito de informar ao leitor sobre a cura da cantora Preta Gil, mas também da importância da prevenção e dos isolamento, além da conientizaçaõ.

5.Qual das versões mais o agradou? Diga o motivo da escolha.
R = O último texto foi o que mais me chamou atenção pela clareza, extensão e objetividade dos fatos.

4 atividade:
Leia sobre Affordance (página 11) na tese: SANTOS COSTA, Giselda dos. (2013). MOBILE LEARNING: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino – aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. E responda:

1-O que é affordance segundo Santos Costa (2013)?
R = Segundo a autora Santos Costa (2013), affordance é um processo interativo entre o indivíduo e seu ambiente, ou seja, é o potencial percebido da ação. 

2-O que é affordance segundo van Lier (2004) e Halliday (1978)?
R = Para van Lier (2004) Affordance é o que torna um dependente do que a gente faz, o que ele quer e o que é útil para ele. No entanto Halliday (1978) affordance é o significado potencial, ou seja, o significado não está dentro do potencial de ação, o significado emerge através da interação com o mundo seja social ou físico. 

3-Qual a diferença do conceito de affordance segundo Gibson e Gaver?
R = Para Gibson affordance são oportunidades de percepção e ação oferecidas pelo ambiente ao agente seja ele humano ou não , o termo indica uma oportunidade para a ação que o ambiente oferece ao agente independente se o agente faz uso dela ou não , ou seja , o que percebemos não são necessariamente o objeto mas a possibilidade de ação que o proporcionam algum tipo de comportamento ao agente , o que diferencia de Gaver (1991) que considera affordance uma poderosa abordagem para pensar sobre a tecnologia porque sua eficácia depende dos atributos de ambos artefato e usuário.

3 comentários: