1. Analise as imagens e explique a
diferença entre significado e significante / símbolo e ícone usando
as imagens das "maças". Antes de iniciar a análise das imagens
é preciso que relembrem o que é o significado/ significante e símbolo/ ícone.
O signo linguístico não encarrega-se
apenas de unir uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica,
que estão unidos o qual um depende do outro. De acordo com Saussure (1999, p-82),
é a arbitrariedade, que une o significante ao significado. Sendo o significante a "imagem
acústica" que consiste no plano da forma e o significado é o
conceito, reside no plano do conteúdo.
Na percepção peirceana (2005), Ícone é a primeira impressão sensorial
quando se vê algo, são os sentidos, as percepções (cores, formatos etc.), já o símbolo, vem a ser as marcas, a
legitimação, a representação plena.
MAÇÃ
Imagem I
As cores rosadas, avermelhadas e chamativas da
imagem, leva o consumidor apensar (ícone) que o suco é realmente natural doce e
suculento, sem nenhuma adição de açúcar pois é 100% natural (fruta), a cor
amarela serve exatamente para dá destaque à informação principal do produto que
(sem conservantes). Um jogo de cores para chamar a atenção do consumidor. Aqui
a imagem acústica e representada pela palavra maçã e o conceito pela fruta em
si maçã.
Imagem
II
Para fazermos a analise dessa imagem
é preciso que seja ativado alguns conhecimentos de mundo, para que a análise
seja satisfatória, a marca apple e representada por uma maçã, a maçã é um fruto
de desejo, e pode significa vontade de tê-lo. Pois quem tem um produto da apple
está adquirindo um sistema de última geração, sofisticado e fácil de usar. A
parte mordida da maçã pode ser interpretada como quem prova não quer deixar de
usar ou deseja ter. a cor preta nos remete a classe, elegância e modernização.
Nesse segundo caso a imagem acústica é a palavra maçã e o conceito nos remete a
logomarca (símbolo).
Imagem III
Desde os tempos remotos a maçã é tida como um
símbolo de sabedoria e doçura perante a religião nessa imagem representa
símbolo de desejado. A imagem nos remete a passagem bíblica de Adão e Eva no
paraíso quando Eva consumida pelo pecado e persuadida pelo demônio na imagem da
cobra, oferece a fruta (maçã) a Adão. A imagem acústica/ ícone é representada
pela palavra maçã já o conceito nos remete a fruta do pecado ressaltada na
passagem bíblica.
R= Segundo a professora Sâmia Carvalho, Ler imagens
é um letramento e como um letramento, requer do leitor algumas competências,
pois não basta apenas olhar para a imagem, é preciso saber ler de forma crítica
e interpretar as ideologias.
2- O que
é a Gramatica Visual segundo a Professora Sâmia Carvalho?
R= A professora Sâmia Carvalho vê a gramática do
visual como um conjunto de recursos para entendermos as imagens, que traz um
arcabouço teórico para dá um ponta pé inicial na multimodalidade.
3- Cite
algumas informações que você mais gostou na fala da Professora neste
vídeo?
R= Quando a professora fala das relações
intermodais.
4- Cite
algumas informações que foram novas para você.
R= Informações como os níveis de leituras das imagens, como se constrói os textos inter semióticos e como esses níveis podem ser alcançados na leitura de uma imagem.
1- O que
Letramento Visual Crítico?
R= Segundo o texto é uma abordagem que envolve a
análise crítica da relação entre textos, ou seja, trata-se uma serie de
princípios educacionais para a formulação de uma abordagem discursiva que
contribua na construção de sentidos.
2- O que
é um texto multimodal?
R= Segundo o grupo e New London (1999), trata-se de
uma combinação e modos em uma única composição para se obter significado. Já
para kress e Van Leeuwen (1996), o texto multimodal trata-se de uma inter
relação unificada que torna um argumento coeso, e dá muitas vozes ao leitor.
3- Faça
uma atividade pedagógica/linguística com o seu vídeo apresentado em
sala de aula. (Desenvolver/Criar uma metodologia/atividade de ensino de
leitura de imagem com texto multimodal)
Numa turma de alunos do 1º ano do ensino
médio o professor irá propor uma atividade de leitura de imagens dividida em 4
módulos onde serão trabalhados da seguinte maneira:
1º
Momento: A professora iniciará a aula com o vídeo sobre
leitura, link: https://www.youtube.com/watch?v=FMkvjn4XF0o&feature=youtu.be,
e em seguida questionará os estudantes sobre o vídeo, introduzindo as seguintes
perguntas:
- O que mais lhe chamou a atenção?
- A leitura muda o
nosso pensamento, e a maneira de ver as coisas que se encontram ao nosso redor
e na sociedade? Por quê?
- Quais tipos de
leituras você faz? Por quê?
Em seguida após a
discussão, os estudantes serão divididos em grupos (trios) que serão formados
por cores, e o professora entregará a cada um dos grupos uma pergunta sobre o vídeo.
Para dar início a atividade, o primeiro grupo escolherá uma cor (grupo) para
responder à pergunta e após tê-la respondido, escolherá um outro grupo outro
grupo e, assim, sucessivamente, até que todos tenham participado.
2º
Momento: A Professora irá inserir os alunos em prática de
leitura e de escrita de textos multimodais, para provoca-los a desenvolver os
letramentos críticos. Nesse momento será apresentado aos alunos alguns gêneros
e será discutido sua finalidade, intenções, fonte e o suporte em que esses
gêneros são produzidos. Os alunos serão estimulados a responder as seguintes
perguntas sobre o vídeo.
1- Descreva o que você
consegue observar de muito importante no vídeo.
2- Por que a mãe
acalenta a filha ao voltar da escola?
3- Qual é a realidade
que apresenta o vídeo?
4- Em sua escola os
alunos se comportam dessa maneira que os colegas se comportaram com a menina?
5- Você consegue depreender algum ensinamento?
Após as discursões,
interrogar os alunos sobre até que ponto pode ser feita uma crítica usando os
acontecimentos diários sem incomodar ou ferir os sentimentos dos envolvidos.
3º
Momento: Desenvolver
a leitura crítica a partir de práticas de letramento multimodal. A professora
inicia a aula apresentando alguns exemplos de animação, vídeo clips, memes etc.
mostrando os vídeos que viralizaram nas redes sociais.
1-Explicar que alguns
gêneros são produzidos a partir de um contexto, de uma realidade que a
sociedade estava vivendo.
2-Fazer uma roda de
conversa com os estudantes sobre textos que circulam nas esferas sociais,
solicitar que citem exemplos de outros textos produzidos e pedir que suas
elaborações estejam necessariamente relacionados ao contexto social.
4º
Momento: Aguçar a curiosidade pelos textos digitais e assim
incentivando a leitura. Esse módulo é para finalizar e dar sentido ao trabalho
desenvolvido nos módulos já apresentados. Depois de explicar aos estudantes a
linguagem verbal e não verbal, o uso de imagens para contextualizar e
compreender algumas situações cotidianas. Agora os estudantes apresentarão os
resultados obtidos por eles.
-Os estudantes serão
divididos em 4 grupos de acordo com o gênero escolhido. Os alunos poderão expor
suas leituras e compreensões desenvolvida durante o projeto.
01. Tendo este conceito
de Saussure como âncora, complete o que se pede com relação ao signo
abaixo.
Contexto:
A professora em sala de aula:
Qual é?
O remetente: a
professora
O destinatário: os
alunos
O significado
(conceito): o pedido de silêncio.
O significante (imagem
acústica): o gesto que simboliza silêncio
O código: não-verbal
A mensagem: a
professora pedindo silêncio aos alunos.
# Explique como este
exemplo (da professora acima) pode exibir os quatro componentes da “cruz
semiótica”, se possível, faça uma breve descrição de como eles trabalham
juntos, um com o outro, para criar uma experiência significativa.
Os quatro elementos da “cruz semiótica”: Ao observarmos a
imagem da professora é possível perceber que o conceito que formulamos da
imagem acústica faz referência a um código não- verbal, o qual mensagem é transmitida
pelo remetente, pois só é possível ser compreendida pelos destinatários devido
o contexto situacional em que ele se encontra.
Referencias
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