quinta-feira, 16 de julho de 2020

DESCONSTRUINDO IMAGENS


1. Analise as imagens e explique a diferença entre significado e significante / símbolo e ícone usando as imagens das "maças".  Antes de iniciar a análise das imagens é preciso que relembrem o que é o significado/ significante e símbolo/ ícone.

O signo linguístico não encarrega-se apenas de unir uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica, que estão unidos o qual um depende do outro. De acordo com Saussure (1999, p-82), é a arbitrariedade, que une o significante ao significado. Sendo o significante a "imagem acústica" que consiste no plano da forma e o significado é o conceito, reside no plano do conteúdo.
 Na percepção peirceana (2005), Ícone é a primeira impressão sensorial quando se vê algo, são os sentidos, as percepções (cores, formatos etc.), já o símbolo, vem a ser as marcas, a legitimação, a representação plena.
            SIGNO
Conceito
Significado/ Símbolo
                     Imagem acústica
           Significante/ ícone
                                 



 
                                                      

                                                                                                                  

                              

                           

                                MAÇà                                                                                                
         

     Imagem I

                                              

As cores rosadas, avermelhadas e chamativas da imagem, leva o consumidor apensar (ícone) que o suco é realmente natural doce e suculento, sem nenhuma adição de açúcar pois é 100% natural (fruta), a cor amarela serve exatamente para dá destaque à informação principal do produto que (sem conservantes). Um jogo de cores para chamar a atenção do consumidor. Aqui a imagem acústica e representada pela palavra maçã e o conceito pela fruta em si maçã.
                                                       

                                                                                                                                                                                          Imagem II
                                       
            Para fazermos a analise dessa imagem é preciso que seja ativado alguns conhecimentos de mundo, para que a análise seja satisfatória, a marca apple e representada por uma maçã, a maçã é um fruto de desejo, e pode significa vontade de tê-lo. Pois quem tem um produto da apple está adquirindo um sistema de última geração, sofisticado e fácil de usar. A parte mordida da maçã pode ser interpretada como quem prova não quer deixar de usar ou deseja ter. a cor preta nos remete a classe, elegância e modernização. Nesse segundo caso a imagem acústica é a palavra maçã e o conceito nos remete a logomarca (símbolo).

            Imagem III

                                                  
Desde os tempos remotos a maçã é tida como um símbolo de sabedoria e doçura perante a religião nessa imagem representa símbolo de desejado. A imagem nos remete a passagem bíblica de Adão e Eva no paraíso quando Eva consumida pelo pecado e persuadida pelo demônio na imagem da cobra, oferece a fruta (maçã) a Adão. A imagem acústica/ ícone é representada pela palavra maçã já o conceito nos remete a fruta do pecado ressaltada na passagem bíblica.




1- O que é ler imagem para a Professora Sâmia Carvalho? https://www.youtube.com/watch?v=PH2f_bOfyTY

R= Segundo a professora Sâmia Carvalho, Ler imagens é um letramento e como um letramento, requer do leitor algumas competências, pois não basta apenas olhar para a imagem, é preciso saber ler de forma crítica e interpretar as ideologias.

2- O que é a Gramatica Visual segundo a Professora Sâmia Carvalho?

R= A professora Sâmia Carvalho vê a gramática do visual como um conjunto de recursos para entendermos as imagens, que traz um arcabouço teórico para dá um ponta pé inicial na multimodalidade.

3- Cite algumas informações que você mais gostou na fala da Professora neste vídeo?

R= Quando a professora fala das relações intermodais.

4- Cite algumas informações que foram novas para você.

R= Informações como os níveis de leituras das imagens, como se constrói os textos inter semióticos e como esses níveis podem ser alcançados na leitura de uma imagem.

1- O que Letramento Visual Crítico?

R= Segundo o texto é uma abordagem que envolve a análise crítica da relação entre textos, ou seja, trata-se uma serie de princípios educacionais para a formulação de uma abordagem discursiva que contribua na construção de sentidos.

2- O que é um texto multimodal?

R= Segundo o grupo e New London (1999), trata-se de uma combinação e modos em uma única composição para se obter significado. Já para kress e Van Leeuwen (1996), o texto multimodal trata-se de uma inter relação unificada que torna um argumento coeso, e dá muitas vozes ao leitor.


3- Faça uma atividade pedagógica/linguística com o seu vídeo apresentado em sala de aula. (Desenvolver/Criar uma metodologia/atividade de ensino de leitura de imagem com texto multimodal)

  Numa turma de alunos do 1º ano do ensino médio o professor irá propor uma atividade de leitura de imagens dividida em 4 módulos onde serão trabalhados da seguinte maneira:
1º Momento: A professora iniciará a aula com o vídeo sobre leitura, link: https://www.youtube.com/watch?v=FMkvjn4XF0o&feature=youtu.be, e em seguida questionará os estudantes sobre o vídeo, introduzindo as seguintes perguntas:
 - O que mais lhe chamou a atenção?
- A leitura muda o nosso pensamento, e a maneira de ver as coisas que se encontram ao nosso redor e na sociedade? Por quê?
- Quais tipos de leituras você faz? Por quê?
Em seguida após a discussão, os estudantes serão divididos em grupos (trios) que serão formados por cores, e o professora entregará a cada um dos grupos uma pergunta sobre o vídeo. Para dar início a atividade, o primeiro grupo escolherá uma cor (grupo) para responder à pergunta e após tê-la respondido, escolherá um outro grupo outro grupo e, assim, sucessivamente, até que todos tenham participado.
2º Momento: A Professora irá inserir os alunos em prática de leitura e de escrita de textos multimodais, para provoca-los a desenvolver os letramentos críticos. Nesse momento será apresentado aos alunos alguns gêneros e será discutido sua finalidade, intenções, fonte e o suporte em que esses gêneros são produzidos. Os alunos serão estimulados a responder as seguintes perguntas sobre o vídeo.
1- Descreva o que você consegue observar de muito importante no vídeo.
2- Por que a mãe acalenta a filha ao voltar da escola?
3- Qual é a realidade que apresenta o vídeo?
4- Em sua escola os alunos se comportam dessa maneira que os colegas se comportaram com a menina?
 5- Você consegue depreender algum ensinamento?
Após as discursões, interrogar os alunos sobre até que ponto pode ser feita uma crítica usando os acontecimentos diários sem incomodar ou ferir os sentimentos dos envolvidos.
3º Momento:  Desenvolver a leitura crítica a partir de práticas de letramento multimodal. A professora inicia a aula apresentando alguns exemplos de animação, vídeo clips, memes etc. mostrando os vídeos que viralizaram nas redes sociais.
1-Explicar que alguns gêneros são produzidos a partir de um contexto, de uma realidade que a sociedade estava vivendo.
2-Fazer uma roda de conversa com os estudantes sobre textos que circulam nas esferas sociais, solicitar que citem exemplos de outros textos produzidos e pedir que suas elaborações estejam necessariamente relacionados ao contexto social.
4º Momento: Aguçar a curiosidade pelos textos digitais e assim incentivando a leitura. Esse módulo é para finalizar e dar sentido ao trabalho desenvolvido nos módulos já apresentados. Depois de explicar aos estudantes a linguagem verbal e não verbal, o uso de imagens para contextualizar e compreender algumas situações cotidianas. Agora os estudantes apresentarão os resultados obtidos por eles.
-Os estudantes serão divididos em 4 grupos de acordo com o gênero escolhido. Os alunos poderão expor suas leituras e compreensões desenvolvida durante o projeto.


01. Tendo este conceito de Saussure como âncora, complete o que se pede com relação ao signo abaixo.

      
                                        
Contexto: A professora em sala de aula:

 
      Qual é?
O remetente: a professora
O destinatário: os alunos
O significado (conceito): o pedido de silêncio.
O significante (imagem acústica): o gesto que simboliza silêncio
O código: não-verbal
A mensagem: a professora pedindo silêncio aos alunos.




# Explique como este exemplo (da professora acima) pode exibir os quatro componentes da “cruz semiótica”, se possível, faça uma breve descrição de como eles trabalham juntos, um com o outro, para criar uma experiência significativa.
            Os quatro elementos da “cruz semiótica”: Ao observarmos a imagem da professora é possível perceber que o conceito que formulamos da imagem acústica faz referência a um código não- verbal, o qual mensagem é transmitida pelo remetente, pois só é possível ser compreendida pelos destinatários devido o contexto situacional em que ele se encontra.



Referencias



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