sexta-feira, 31 de julho de 2020

ANALISANDO A INTERTEXTUALIDADE E UMA ABORDAGEM SISTÊMICA FUNCIONAL DE TEXTOS VISUAIS.

Analisando a intertextualidade
Vejamos uma visão geral do processo de identificação e análise de intertextualidade
Com base na leitura do livro Os sentidos do texto da autora, CAVALCANTE (2011), A intertextualidade segundo Julia Kristeva (1974) parte da premissa de que todo texto é considerado “um mosaico de citações de outros textos”. Ou seja, um texto, ele faz dialogo com outros textos.
Agora vamos analisar e construir os parágrafos para cada texto
       1- Análise

Essa é uma cena das histórias em quadrinhos da turma da Mônica onde Bidu o cachorrinho do Franjinha aparece em um diálogo. Nesta tirinha de Maurício de Sousa, o autor toma como referência os versos iniciais da “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias (minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá). Ao se apropriar de tais versos, o cachorro Bidu provoca um processo de ruptura, ocorre a (intertextualidade), em que desencadeia o elemento central de humor do episódio.
2-  Análise


A imagem é caracterizada como um anúncio publicitário de um produto alimentício chamado “leite moça”, e tem por finalidade atrair a atenção de um determinado tipo de público, que seja comprador em potencial, o anuncio faz citação a uma música da cantora Rita Lee, e isso pode ser identificado na parte superior do anuncio (meu bem você me dá... agua na boca), no entanto isso só é possível acontecer se o leitor ativar sua memória discursiva, seu conhecimento de mundo. Pois o autor considera que o público tenha a condição de recuperar o intertexto e descontextualizar o sentido original que desperta metaforicamente a vontade de comer (meu bem você me da agua na boca).
  3-  Análise
  
 Assim como na analise 2, esse também trata-se de um anuncio publicitário de um produto alimentício chamado “Ketchup”, da marca Hellmanns, que faz menção ao ditado popular. “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” que traz em sua logomarca a imagem de um tomate. O anuncio faz um apelo aos seus consumidores, pois os mesmos ao adquirirem o ketchup hellmanns estarão consumindo um produto de altíssima e belíssima qualidade, livres de agrotóxicos. O leitor infere isso, através das pistas textuais deixadas, como as cores fortes e atrativas e os formatos de produtos bem cultivados. 

4-  Análise
         Essa é a personagem Mônica, da turma da Mônica que aparece em um diálogo com o espelho. No primeiro quadrinho, a personagem Mônica repete as palavras da Madrasta do filme a Branca de Neve: “Espelho, espelho meu... existe garota mais bonita que eu? Na fala real não existe apalavra garota, “espelho, espelho meu, quem é mais bonita do que eu?”, e o espelho responde: “É você, minha rainha”. No quadrinhos seguinte, Mônica não obtém resposta e novamente mais uma vez, constrói intertextualidade quando cita o provérbio popular “Quem cala consente”. Essas duas formas az com que o leitor ao ative seus conhecimentos de mundo para que possa interpretar o contos de fada e também que conheça o provérbio popular para assim construir a intertextualidade em sua leitura.

Ao analisarmos todos esses exemplos, sucintamente, pode-se se dizer que a intertextualidade se conceitua como o diálogo que se estabelece entre os textos verbais e não verbais. Através de conhecimentos sociais, culturais e históricos.


Licenciando seu trabalho

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Escolhendo a licença correta

Para cada um dos cenários abaixo, identifique a licença Creative Commons menos restritiva que atenda às necessidades do criador do conteúdo e explique por que você escolheu essa licença.









Cenário 1
Miranda fez um curta-metragem do qual realmente se orgulha. Ela gostaria que tantas pessoas o vissem quanto possível, mas ela só quer ter certeza de que ninguém tente vendê-lo sem a sua permissão - afinal, se for vendido, ela gostaria de ter uma redução no lucro!  Qual é a licença CC menos restritiva que garante a preservação dos direitos de Miranda? Por quê?

R= CC- BY – ND, porque o seu trabalho deve receber os créditos do autor original no caso ela Miranda e os seus usuários só podem usar em obras exatamente como ela está, não podendo fazer nenhuma modificação

Cenário 2
Ernesto adora desenhar e publicar todos os seus desenhos em seu blog de arte. Ultimamente, as pessoas têm pegado sua arte e transformadas em memes, adicionando texto sarcástico ao fundo. Ernesto gosta da ideia de as pessoas compartilharem seu trabalho de maneira mais ampla, mas ele não quer que as pessoas mexam com sua arte original. Qual é a licença CC menos restritiva que garante a preservação dos direitos de Ernesto? Por quê?

 R= CC-BY-AS, Ernesto deseja que os créditos sejam dados a ele mas também que os usuários possam utilizar e compartilhar seus trabalhos incluindo todas as suas restrições sem modificar a forma.

Cenário 3
Carlos e Anne gravam pequenas músicas em piano e guitarra, que trocam entre si para criar um álbum. Eles sonham em um dia ser músicos de verdade. Eles simplesmente não querem que as pessoas usem suas gravações sem lhes dar crédito. Qual é a licença CC menos restritiva que garante que os direitos de Carlos e Anne sejam preservados? Por quê?

R= CC-BY-NC-ND, porque não querem que suas obras sejam compartilhadas pois os usuários só devem usar essa obra exatamente como está e não podem modifica-las sem ser para fins comerciais.

Explicando a licença

Explique essas licenças. O que o autor do texto está desejando com o texto?


R= O uso de textos multimodais em um classroom inglês de alunos com deficiência auditiva, o autor do texto está desejando que os textos multimodais sejam utilizados em salas de aulas em inglês com alunos surdos para que estes possam utilizar NC para promover o bem a outros seres que necessitem do mesmo auxilio.

 

R= Usando os textos com imagem na escola primaria para melhorar a compreensão do ensino para alunos com deficiência auditiva. As imagens auxiliam na compreensão de textos por parte de alunos surdos, pois os mesmos trabalham com o visual mais que com a linguagem, com isso podemos dizer que a licença mais adequada para esse contexto seria a NC pois promove o compartilhamento para beneficiar outras pessoas.





Analisando comercial - um texto multimodal

       Vamos fazer nossa análise segundo os estudos de “Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S.  Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts”. 
Veja todos os recursos e estratégias usados ​​ no comercial e faça sua análise.


Quanto à forma: o foco principal é a cerveja skin e a paixão pelo futebol., o texto principal ( DO JEITO QUE O POVO GOSTA), com uma linguagem regional. tipica de cordel.
Quanto a mensagem: é a propaganda, consumo da cerveja, usado de um modo apelativo. (no campeonato nordeste)
Quanto ao envolvimento: utilizou-se de cores rubro negras (vermelho e preto), caras pintadas, calor, com olhares sem direção com fotos de perto, médio e longe.

1-Como esse comercial atrai o público?
Pela linguagem regional nordestina de cordel, e pela paixão pelo futebol que reforçar a conexão com a cultura local.
2-Quem pode ser o público-alvo?
Todas as pessoas que bebem cerveja e que gostam de futebol, pois retrata a paixão das pessoas pelo campeonato nordeste.
3-Como você compararia e contrastaria os apelos e estratégias empregados neste   comercial?
A comparação seria entre a paixão pelo futebol e a paixão pela cerveja Skin, usando como estratégias o fato de ser leve, refrescante e gostosa e constrastaria pelo fato de só ter uma cerveja para acompanhar (SKIN).
4- O autor trabalhou a com a intertextualidade?  Qual o texto referente?
 O comercial traz uma poesia inspirada em linguagem de cordel, narrada por Bráulio a intertextualidade e feita como slogan da cerveja Skin (Do Jeito Que o Povo Gosta).
5- Quais os apelos retóricos com mais destaque no comercial?
 Uma cerveja leve,
 gostosa e refrescante, 
pronta pra pôr na mesa gelada.


                 Vamos fazer uma leitura do ensaio de Mike Bunn, “How to Read like a Writer- Como ler como um escritor” - https://wac.colostate.edu/docs/books/writingspaces2/bunn--how-to-read.pdf - e fazer um pequeno texto seguindo algumas perguntas abaixo: 

            Texto.
            O professor Mike Bunn, tem formação Inglês, e produziu um ensaio à todos os instrutores de redação da faculdade. Ele também tratou das abordagens técnicas que ajudam a melhor o texto, na hora da escrita e na hora da leitura, com isso, no decorrer de seu ensaio Bunn utiliza como argumentos o fato de como devemos começar a lê um texto e desenvolve esses argumentos de forma clara e sequencial. Diante disso o professor Bunn evidencia o fato da professora Wendy Bishop e explica como seu processo de leitura mudou quando ela começou a ler como uma escritora.

            Mike Bunn, em seu ensaio utiliza-se de alguns apelos retóricos, como ethos, pathos e logos, em que utiliza-se de sua vida para persuadir o leitor, utilizando uma estrutura, de coesão e sentido, como todo a sua autoridade, incluindo em seu contesto o professores. Para fazer seu ensaio Bunn utilizou-se do estilo argumentação e a descrição com linguagem formal, pois ao fazer essas escolhas induz ao leitor a ter interesse pelo texto, por isso ele fala do estilo ao RLW método RLW (é um processo muito mais profundo, é preciso realmente pensar sobre o que o autor está transmitindo ao público, como essas informações estão sendo transmitidas e o que se pode fazer para escrever como o autor). E concluiu que nem todos sabiam lê ou escrever.
            Os apelos retóricos identificados no texto:
Logos: a estrutura do texto, a coesão. a linguagem formal.
Ethos: Mike Bunn, o professor de inglês e a professora.
Pathos: decorre sobre a sua vida.





















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